Hospital adota protocolo de fisioterapia para acelerar recuperação de pacientes
Com o objetivo de reduzir o tempo de hospitalização e diminuir o comprometimento muscular decorrente do período de internação, a equipe de fisioterapia do Hospital de Clínicas, em Campina Grande, implantou um novo projeto na área da assistência. Trata-se do Protocolo de Mobilização Precoce.
A fisioterapia precoce é fundamental na recuperação do paciente em ambiente hospitalar, esteja ele na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou pós-cirúrgico, trazendo benefícios físicos e psicológicos, e acelerando a alta médica.
Durante a fase de implantação da terapia na unidade hospitalar, os profissionais têm feito um trabalho de divulgação e conscientização junto às equipes multiprofissionais sobre a intervenção, as vantagens no processo de recuperação e tempo de ocupação de leitos.
De acordo com a coordenadora de fisioterapia do hospital, Raíssa Furtado, a mobilização precoce reduz de 1,5 a 3,3 dias o tempo de internação na UTI. A avaliação é feita em todos os pacientes do pós-cirúrgico atendidos no hospital.