Audiência Pública discute demandas relativas ao centro de João Pessoa
Solenidade reuniu representantes de entidades representativas, além de comerciantes, e foi proposta pelo vereador Thiago Lucena (PRTB)
Discutir as demandas relativas ao Centro de João Pessoa e um processo que possa revitalizá-lo foi o objetivo de uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na tarde desta segunda-feira (08). A solenidade reuniu representantes de diversas entidades, auxiliares do prefeito Cícero Lucena (PP), além de comerciantes que atuam na região.
O autor da propositura e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo da CMJP, vereador Thiago Lucena, citou alguns pontos que permeiam o debate sobre os problemas do Centro da capital paraibana. “São demandas provocadas pelas entidades e como presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo temos uma parceria muito forte com CDL e a Associação Comercial. Essas parcerias fazem com que o debate seja criado, para que eles exponham as demandas, sobretudo as mais urgentes e outras de planejamento, a exemplo da necessidade de um sistema de estacionamento como a Zona Azul para que haja uma rotatividade maior de veículos, além do aumento de segurança, pois estamos vivenciando hoje no Centro Histórico uma ocupação das drogas. Também é preciso estimular a habitabilidade do Centro, pois onde tem pessoas, tem mais segurança”, afirmou.
Thiago Lucena afirmou que debater o fortalecimento do comércio é primordial também, pois o comerciante quer vender para assegurar a geração de emprego e renda. “Parte da nossa catraca gira pelo Centro Histórico, pois se o comerciante não estiver vendendo, se as pessoas não estiverem nas ruas comprando, ele não vai conseguir honrar a folha de pagamento. A Frente Parlamentar quer atuar como uma conciliadora, para que após esse momento, possamos nos reunir novamente e apontar soluções para os pontos mais urgentes”, acrescentou.
Em sua exposição, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Nivaldo Vilar, explicou que vários lojistas do Centro de João Pessoa pediram ajuda para tentar soluções por parte do poder público. “Nossa primeira atitude foi solicitar essa audiência pública para apresentar as principais demandas, como estacionamento, segurança, transporte coletivo, mobilidade, isenção de impostos para o Centro de João Pessoa e retomada de algumas repartições públicas como antigamente, para gerar um fluxo de pessoas”, pontuou.