Destaques

Assembleia Legislativa realiza sessão especial alusiva ao Novembro Azul

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial em alusão ao Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença que atinge a população masculina. O evento, proposto pelo deputado Taciano Diniz, aconteceu através do sistema de videoconferência.
 
Ao justificar a realização do evento, Taciano Diniz destacou que o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens, levando a uma causa de morte em torno de 28% entre todas as neoplasias malignas desenvolvidas nos homens no Brasil. “Só para termos o entendimento da importância do câncer de próstata – e aí, consequentemente, do seu diagnóstico precoce, um homem morre no Brasil a cada 38 minutos devido à doença”, declarou.
 
O enfoque principal, conforme o deputado, é justamente a realização dos exames rotineiros e preventivos no homem. “O diagnóstico precoce faz com que tenhamos, dentro da busca pelo tratamento, uma alta taxa de cura. Algo em torno de 95% dos pacientes que são diagnosticados com câncer de próstata na sua fase inicial, de forma precoce, são curados totalmente”, disse.
 
De acordo com dados apresentados pelo coordenador de saúde do homem da Secretaria Estadual da Saúde, Hélio Soares – que representou o secretário Geraldo Medeiros -, nascem mais homens do que mulheres no Brasil. No entanto, as mulheres são maioria porque elas vivem, no mínimo, sete anos a mais.
 
“A cada três pessoas que morrem no Brasil, dois são homens; e a cada cinco pessoas que morrem na faixa etária entre 20 e 40 anos, quatro são do sexo masculino. E a principal causa mortis se deve a doenças do coração (infartos agudos ou AVC). Depois vêm doenças mentais, cânceres (pele, próstata e pulmão), violência, colesterol elevado, pressão alta e diabetes. Todas essas doenças podem passar por exames preventivos”, observou.
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo