Descarte de esgotos na orla da Capital é debatido

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão especial para discutir a problemática dos constantes descartes de esgoto e dejetos na orla da Capital paraibana. O vereador Fábio Lopes (PL) propôs a discussão, que contou com a participação de vereadores, representantes de órgãos ambientais e sociedade civil organizada. Participaram do debate os vereadores Milanez Neto (MDB), Marcos Henriques (PT), Odon Bezerra (PSB), Raoni Mendes (DC) e Wamberto Ulysses (Republicanos).
“Considerando a crescente preocupação com o meio ambiente, a preservação das áreas litorâneas e a qualidade de vida da população, é imperativo que este Parlamento debata a questão dos despejos irregulares de esgoto no litoral pessoense. Tal situação vem causando graves impactos ambientais, afastando turistas e comprometendo a saúde pública. Diante da necessidade de elucidar a origem, criar soluções e apurar a responsabilidade pelo problema, propomos a presença de autoridades competentes para prestarem esclarecimentos, bem como discutirem medidas eficazes para a solução definitiva dessa questão”, justificou Fábio Lopes.
O parlamentar ressaltou que convidou as seguintes autoridades: prefeito e secretário de Meio Ambiente de João Pessoa; secretário de Meio Ambiente da Paraíba; representante do Ministério Público; e superintendente da Cagepa. “Pretendemos trazer esclarecimento à população e aos parlamentares sobre as medidas adotadas e as providências a serem tomadas para a resolução do problema. Estamos aqui só com a presença dos representantes da Sudema, para lutar pela pauta ambiental e evitar o descarte de dejetos e lixo em nossa orla e áreas ambientais”, asseverou.
Na ocasião, o vereador destacou a participação da sociedade civil organizada como grande modeladora da cidade, principalmente nos temas ambientais. Fábio Lopes anunciou que vai apresentar algumas ideias para soluções dos problemas debatidos, tais como fossas e redes para coletas no percurso das águas pluviais; um projeto cultural para realização de grande campanha de conscientização em defesa do meio ambiente, para normatização e normalização do descarte de lixos na cidade. O parlamentar ainda revelou que vai apresentar ao poder público o projeto ‘Linha Verde’ para preservação e urbanização de toda extensão das margens do Rio Jaguaribe.