Destaques

Agevisa orienta a população a só fazer uso de pomadas capilares aprovadas pela Anvisa

AAgência Estadual de Vigilância Sanitária está orientando a população paraibana a só utilizar pomadas capilares cujas marcas constam da Lista de Pomadas Autorizadas publicada no Portal da Anvisa, no endereço https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/cosmeticos/pomadas/pomadas-autorizadas. Segundo o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, além dos nomes dos produtos autorizados, a lista inclui os nomes das empresas responsáveis, incluindo os números do CNPJ, os números dos processos que resultaram na autorização e a situação de cada um dos produtos listados com a indicação “Pomada Autorizada”.

A consulta da situação da pomada que se pretende usar, conforme Geraldo Moreira, é imprescindível para evitar riscos desnecessários à saúde, e, neste caso, especialmente à saúde dos olhos, pois o uso de produtos irregulares ou produzidos de forma inadequada pode provocar efeitos indesejados como cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

“Com a divulgação dos problemas ligados ao uso de pomadas capilares, a população tende a acreditar que o perigo está em todos os produtos do gênero. Mas esse não é o caso, pois existem muitos produtos autorizados pela Anvisa cujos processos relacionados às solicitações de autorização são extremamente criteriosos e só concluem pelo deferimento dos pedidos se os produtos forem completamente seguros para a saúde da população”, explica o diretor da Agevisa/PB.

Geraldo Moreira acrescenta que, “ao consultarem a lista de pomadas autorizadas, se as pessoas interessadas não encontrarem os nomes dos produtos que estejam pretendendo utilizar, elas devem descartá-los imediatamente, pois a ausência dos seus nomes no referido painel indica que eles não estão autorizados pela Anvisa, e, ainda, que a comercialização e uso dos mesmos são proibidas em todo o território nacional”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo