Brasil

Embaixador de Moçambique recebe presidente da UBAM

O Embaixador da República de Moçambique, Diplomata Jacinto Januário Maguni, recebeu hoje a executiva nacional da União Brasileira de Apoio aos Municípios (UBAM), composta do presidente nacional, Leo Santana, da superintendente, Doutora Alandy Cavalcante e do representante da UBAM, no continente africano, Embaixador José Messias.

Na audiência, o Embaixador Jacinto Maguni destacou a grande importância da “visita diplomática dos que integram uma organização municipalista tão importante como a UBAM” e ressaltou que Moçambique está de portas abertas para as instituições brasileiras, governamentais e não governamentais, já que o seu país possui inúmeros projetos sociais, os quais beneficiam jovens e adultos, esperando contar com apoio internacional.

O presidente nacional da UBAM, executivo Leo Santana, comunicou ao Embaixador Jacinto a instalação, em Maputo, de representação diplomática da entidade para o continente africano, com a designação do Dr. José Messias, que já atua em vários projetos sociais em Moçambique, o que constituirá, segundo ele, o início de uma relação profícua no estreitamento das relações com os demais países africanos.

Leo Santana solicitou ao Embaixador que viabilizasse uma visita do presidente de Moçambique, Felipe Nyusi ao Brasil, objetivando tratar com o governo brasileiro a possibilidade de investimentos e apoio aos projetos na área educacional e de infraestrutura, já que o Brasil é um grande parceiro, que contará com todo apoio da UBAM.

Ele lembrou que, em março de 2019, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Defesa coordenaram a logística da assistência humanitária do Brasil para Moçambique, atendendo determinação da Presidência da República.  O país africano sofreu com os estragos provocados pela passagem do ciclone Idai pelo sudeste do continente. Com ventos de mais de 170 quilômetros por hora, a tempestade tropical provocou centenas de mortes e destruição em grandes proporções em Moçambique, Zimbabwe e Malawi.

Nesta quarta-feira (05), o presidente da UBAM levou 04 deputados de Moçambique a uma visita à Sede da ABC, no Palácio do Itamaraty, quando foram recebidos pelo coordenador geral de cooperação técnica e parcerias com países desenvolvidos, Doutor Wofsi Yuri Guimarães de Souza, e também destacou o propósito da entidade na realização de intercâmbio de prefeitos brasileiros com os de Moçambique, para uma grande experiência de gestão, que será muito importante para os dois países.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo