Cidades

CMJP debate paz no trânsito durante sessão especial

O movimento em alerta aos altos índices de vítimas de acidentes de trânsito, Maio Amarelo, foi discutido durante sessão especial, na manhã desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O evento, proposto pelo presidente da Casa, vereador Dinho (PSD), reuniu representantes de órgãos responsáveis pela segurança viária e atendimento de urgência e emergência na Capital. No início da manhã, o Legislativo Municipal promoveu uma ação com simulações de acidentes em quatro pontos da cidade.

Dinho agradeceu a todos os órgãos presentes e chamou atenção para o número alarmante de vítimas fatais na Paraíba. “Estamos vivendo uma guerra. Só no ano passado foram 788 mortes, é uma guerra que temos que combater. Este ano já contabilizamos 294 mortes, não sabemos onde isso vai parar. A Bahia, por exemplo, é quatro vezes maior do que a Paraíba, tanto em população, quanto em territórios, e lá, ano passado, foram contabilizadas 815 mortes. A Paraíba tem dados alarmantes, é preciso chamar atenção dos órgãos e dos condutores de veículos para a educação no trânsito, precisamos contribuir”, declarou o presidente Dinho, salientando que a Lei 11.350/2008, de sua autoria, trata da inclusão na grade curricular da educação para o trânsito nas escolas de ensino fundamental. “Só conseguiremos a solução por meio da educação, que começa com as crianças”, enfatizou.

O superintendente da Semob, Expedito Leite, destacou a importância da ação desenvolvida pela CMJP na manhã desta terça-feira (21).  “É motivo de alegria e satisfação poder participar e colaborar com a ação da CMJP, com a intenção de passar uma mensagem à sociedade de segurança viária, paz e tolerância no trânsito, além de obediência à legislação e à sinalização viária. Campanhas como essa têm que continuar”, declarou, agradecendo ainda à equipe da Semob, que tem um trabalho de educação para o trânsito o ano inteiro, intensificado no mês de maio.

O vereador Coronel Sobreira (Novo) destacou que R$ 20 bilhões são gastos todos os anos em decorrência dos acidentes de trânsito, e que os pilares para diminuir esses índices são educação, engenharia e fiscalização. Coronel Sobreira ainda cobrou uma regulamentação dos alvarás de atuação dos motoboys e a colocação em prática da Resolução 265, de dezembro de 2007, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sobre a implementação do conteúdo teórico utilizado no processo de habilitação de condutores de veículos como atividade extracurricular durante os três anos do Ensino Médio. “São esses clamores que a gente faz ao Município e ao Estado: a regulamentação dos motoboys e a educação para o trânsito no Ensino Médio”, declarou.

O Comandante do BPTran da Polícia Militar da Paraíba, Tenente Coronel Lucas, informou que em 2024 já são 294 pessoas que faleceram na Paraíba, em decorrência do que ele acredita ser falta de cuidado ou de responsabilidade. “Cada um que dirige nas vias deve ter o devido cuidado, respeitar a vida de terceiros e a sua própria vida”, pediu. O Comandante Lucas considerou importante o projeto mencionado pelo vereador Coronel Sobreira, que regulamenta o trabalho dos motofretistas. “Nós observamos, na semana retrasada, um incidente envolvendo o proprietário de uma academia de João Pessoa. A academia dele foi apedrejada durante dois dias por causa de um acidente com um motofretista. Avaliamos que não é um fato isolado, temos outros incidentes desse tipo no Brasil. As pessoas que colidem seu veículo com uma motocicleta não raramente se deparam com um grupo de dez ou 15 pessoas que imprimem um verdadeiro terror. Esse projeto do Coronel Sobreira, que trata da regulamentação desses trabalhadores, precisa ser tratado com seriedade. Vemos diversas pessoas fazendo entregas, mas não se sabe como localizar essas pessoas caso algo do tipo aconteça. Precisa-se ter controle sobre esse trabalho desenvolvido”, defendeu o comandante.

CMJP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo