Cidades

CCJ é favorável ao gerenciamento adequado de resíduos sólidos

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) foi favorável ao projeto que disciplina a obrigatoriedade do gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados. Ao todo, o colegiado foi favorável a seis Projetos de Lei Ordinária (PLO) e quatro Projetos de Decreto Legislativo (PDL). Ainda foram rejeitados dois PLOs e seis Vetos do Executivo foram mantidos.

O PLO , de Bruno Farias (Cidadania), acatado, define exigências, obrigações e diretrizes para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos gerados em eventos públicos, privados ou público-privados, a serem realizados no município, em conformidade com o estabelecido na Lei Federal n° 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com o documento, considera-se gerenciamento adequado de resíduos sólidos o conjunto de atividades exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas pós-geração de resíduos, contemplando as ações relacionadas ao descarte correto, coleta, transbordo, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma da legislação. Ainda fica estabelecido que o cumprimento das obrigações e exigências na nova norma recai sobre os organizadores dos eventos, os estabelecimentos onde serão realizados e os fornecedores dos materiais e produtos que gerem resíduos. Os organizadores ou os estabelecimentos onde serão realizados os eventos têm a obrigação de oferecer a estrutura necessária para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelos participantes, bem como incentivá-los a fazer o descarte correto.

1976/2024

Entre os projetos com parecer favorável, dois criam semanas celebrativas na cidade.O PLO , de Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), cria a ‘Semana Municipal da Prematuridade’, a ser realizada no mês de novembro, em data compatível com o dia 17 do mesmo mês, em que se comemora o ‘Dia da Prematuridade’. O objetivo é realizar anualmente, nesse período, atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento do parto prematuro, com foco na prevenção do nascimento antecipado e na conscientização sobre os riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês prematuros e suas famílias, no contexto do mês ‘Novembro Roxo’. O PLO , de Damásio Franca (PP), institui a ‘Semana de Conscientização acerca da Segurança Digital nas repartições públicas’, a ser realizado, anualmente, na última semana do mês de janeiro. A coordenação e planejamento das atividades a serem realizadas durante essa Semana poderá ser realizada de forma centralizada pelo Poder Executivo Municipal ou descentralizada por cada órgão público.

1903/20241971/2024

Outros dois projetos que foram acatados denominam ruas na cidade: o , de Durval Ferreira (PL), denominando de Rua Pastor Antônio Almeida de Meneses, a localizar-se no Bairro Ernesto Geisel, ao lado da Igreja Betel Brasileiro do Geisel; e o , do presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante), denomina de Rua Luiz Joaquim da Silva uma artéria ainda sem denominação.

1913/20241961/2024

Também foi acatado o PLO , de Guga (PP), que cria o selo ‘Condomínio Amigo dos Animais’ no âmbito do Município de João Pessoa, que será concedido aos condomínios residenciais que adotem práticas que contribuam para a proteção e bem-estar dos animais.

1864/2023

Ainda foram acatados quatro Projetos de Decreto Legislativo com a outorga do Título de Cidadão Pessoense a personalidades da cidade pelo seu extraordinário valor e serviços prestados a cidade de João Pessoa. O PDL , do Bispo José Luiz (Republicanos), ao pastor Claudio Rodrigues Monteiro; o PDL , da Mesa Diretora, à jornalista Lídia de Moura Silva Cronemberger; o PDL , de Tarcísio Jardim (PP), ao Suboficial da Marinha do Brasil, Josivaldo Fideles dos Santos; e o PDL , de Marcílio do HBE (PRD), ao presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

186/2023213/2023215/2024216/2024

CMJP

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo