Saúde

Secretaria envia insumos a hospital para a hemodiálise

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, mesmo estando com o repasse dos recursos da hemodiálise rigorosamente em dia com o Hospital Antônio Targino, enviou insumos à unidade hospitalar para garantir o funcionamento do setor de hemodiálise.

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) enviou 50 caixas de solução ácida e básica para diálise e caixas de linha arterial e venosa, materiais necessários para realizar as sessões. Com o aporte de insumos do Município, a unidade hospitalar tem material suficiente para atendimento dos pacientes no decorrer da semana.

“O hospital passa por algum problema de hipossuficiência financeira próprio e está com dificuldades de manter o funcionamento, mesmo que o Município esteja pagando pelos procedimentos em dia. O prefeito Bruno Cunha Lima, sensível aos pacientes, determinou que déssemos suporte para não descontinuar o tratamento dessas pessoas”, explicou o secretário executivo de Saúde, Emmanuel Sousa.

Paralelamente, a Procuradoria-Geral do Município avalia o caso, visto que o hospital paralisou abruptamente os atendimentos sem comunicado prévio à Secretaria Municipal de Saúde e desrespeitando o contrato firmado com o Município para a prestação do serviço.

O Ministério Público do Estado da Paraíba emitiu recomendação formal na tarde desta terça orientando o hospital a não suspender os tratamentos sem garantias de atendimento dos pacientes em outra unidade hospitalar. A equipe técnica da Secretaria de Saúde também busca alternativas com outras unidades.

A gestão municipal se compromete com essa que é uma demanda extremamente delicada, sensível e importante na vida das pessoas em tratamento. A Diretoria de Planejamento, inclusive, já encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Saúde de adequação à nova Portaria 762/2023, que amplia os recursos para as unidades hospitalares que realizam hemodiálise na cidade.

A pasta já realizou a compra e instalação de 25 máquinas e poltronas para pacientes de diálise no Hospital Municipal Dr. Edgley e implantou máquinas no Hospital Municipal Pedro I e para as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pacientes que estão internados por outras causas e precisam de tratamento de nefrologia.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo