Saúde

Hospital realiza mais de 15 mil cirurgias eletivas

O Hospital de Clínicas de Campina Grande completa neste mês de julho três anos de funcionamento. Nesse período a unidade já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas por meio do Programa Opera Paraíba.

Com 113 leitos, o HC, como passou a ser chamado, começou a funcionar em julho de 2020 com o objetivo de dar suporte de atendimento para os casos graves de covid-19 no interior do estado. Em 2020, foram contabilizados 421 atendimentos e 252 altas médicas. A unidade registrou quase 2.300 altas de pacientes internados com covid-19, durante o período da pandemia.

Em outubro de 2021, com o início da vacinação e consequente redução da ocupação dos leitos covid, a unidade passou a executar cirurgias eletivas, puxando a retomada do Opera Paraíba no estado. Até dezembro, foram realizadas cerca de 2.500 cirurgias, um total de 6.838 atendimentos, e 4.169 consultas ambulatoriais.

Segundo a diretora técnica do hospital, Vívian Rezende, a mudança no perfil dos atendimentos foi um marco desafiador e de conquistas para a equipe. “A fase de transição era a certeza de que estávamos vencendo a pandemia, de que todos os esforços para salvar as vidas que passaram por aqui valeram a pena. E começar a ofertar cirurgias eletivas chegou trazendo ânimo novo e novos desafios. De lá para cá, crescemos, ampliamos as especialidades oferecidas e já somamos mais de 15 mil cirurgias”, ressaltou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo