Governo

Campina Grande apresenta projeto de enfrentamento às drogas

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), apresentou a proposta para execução do Projeto Redenção, na Câmara Municipal de Vereadores, durante audiência pública que tratou do tema alusivo ao Dia Internacional de Combate às Drogas (comemorado em 26 de junho). O projeto, já estruturado, visa combater a dependência química e situação de rua de diversas pessoas e foi apresentado pelo coordenador do Cadastro Único do município e representante da Semas no COMAD, Rafael Durand.

Na oportunidade, foi apresentado às autoridades municipais e membros da sociedade civil organizada um balanço das atividades da Secretaria em relação ao enfrentamento do problema, além de um plano de execução do Projeto Redenção, que visa o combate à problemática tratada, por meio da Semas, Secretaria de Saúde e outras, além de organizações sociais voltadas à internação de dependentes químicos. A ideia principal é realizar um complemento no processo de pós tratamento das pessoas que sofrem com esse tipo de vício no Município.

O Projeto se desenrola de forma que, com a finalização de um tratamento, por meio de órgãos e instituições públicas ou sociais, a Prefeitura assuma o acompanhamento de pessoas que passaram por todo o processo necessário para voltar às atividades cotidianas, ofertando, para elas, serviços de assistência social, saúde e educação, por meio de cursos profissionalizantes e inclusão no mercado de trabalho (via Sine Municipal), a fim de garantir a inclusão social e a continuidade de renda dessas pessoas, buscando, principalmente, a não ocorrência de recaídas, através de incentivos contínuos à mudança de vida.

Segundo Rafael Durand, a estruturação desse trabalho é muito importante para Campina Grande, uma vez que integra várias participações sociais. “Esse Projeto é articulado pela Semas, mas exige a atuação de outros órgãos, tanto da Prefeitura, como dos vereadores e da sociedade civil. Por essa razão é importante a gente expor e compartilhar essas soluções e parcerias com outros atores da sociedade, por meio da Casa do Povo”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, com a apresentação em audiência, o Projeto foi entregue ao presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso, e também será levado ao Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, para que seja aprimorado e colocado em prática. “A ideia vai exigir recursos e qualificação necessária para ser executada e virar uma realidade na nossa cidade, esperamos colocá-la em prática em breve e mudar a realidade de várias pessoas”, concluiu Rafael Durand.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo