Nordeste

Agricultores iniciam plantio de grãos

Para atender todas as demandas sobre cortes de terra, o prefeito Bruno Cunha Lima autorizou o secretário Renato Gadelha, de Agricultura, a locar dois tratores para se somarem aos quatro da Prefeitura já integrados ao programa de aragem do solo que vem sendo tocado pela Seagri na zona rural do Município.

Motivados pelas políticas agrícolas oferecidas pela Prefeitura de Campina Grande e por enxergarem nas chuvas das últimas semanas um prenúncio de que o inverno deste ano será igual ou até melhor do que o registrado em 2022, agricultores familiares da zona rural dos três Distritos deste Município – São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista, iniciaram o cultivo de suas terras com a plantação de milho, feijão, fava, tubérculos de variadas espécies e até algodão.

Em algumas áreas cultivadas, as sementes já começaram a germinar, deixando os agricultores eufóricos ante à possibilidade de uma plena safra de grãos e de outras culturas agrícolas, no que vai depender da continuidade das precipitações pluviométricas que vêm ocorrendo nos últimos dias em Campina Grande. O inverno nesta região, em condições climáticas normais, só começa pra valer a partir do próximo mês de maio.

O processo de plantação de grãos desenvolvido pelos agricultores campinenses é precedido de diligentes ações executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), que desde o mês de janeiro passado vem executando o programa de cortes de terra em todas as regiões da zona rural do Município.

Diante da perspectiva de um inverno satisfatório, cujo ápice das chuvas deverá ocorrer entre maio a julho, podendo se estender à primeira quinzena do mês de agosto, o secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha, providenciou a locação dois outros tratores para intensificar o trabalho de aragem do solo. Ele contou com o total apoio do prefeito Bruno Cunha Lima para a efetuar a contratação dessas máquinas.
“Na verdade, o nosso inverno ainda não começou, mas estamos esperançosos de que a partir de maio as chuvas cheguem em abundância, para que tenhamos uma boa safra agrícola, de modo a garantir alimentos e renda às famílias que dependem do campo para sobreviver”, disse o secretário Renato Gadelha.

Atualmente, a Seagri está empregando quatro tratores, de sua propriedade, na execução do programa de corte de terra. Contudo, a partir desta quinta-feira, 13, este conjunto de equipamentos será reforçado com mais duas máquinas. Isto significa dizer, segundo o próprio secretário Renato Gadelha, que a Prefeitura vai atender a todos os agricultores interessados no preparo de solo para facilitar na plantação, cultivo e colheita da produção agrícola de 2023.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo