Governo

RUANDA: Prefeitura retoma ações com a Unidade EducativaMóvel

A Prefeitura de Campina Grande, entendendo a importância da atenção à temática das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, em breve dará continuidade às ações da Unidade Educativa Móvel, do Programa de Abordagem Municipal de Crianças e Adolescentes – Ruanda, neste mês de fevereiro. A Unidade, ligada à Secretaria de Assistência Social (Semas), se destaca exatamente por realizar atendimentos pelos bairros da cidade, garantindo a descentralização dos serviços do Ruanda, alcançando uma outra importante parcela do público infantojuvenil. 

Na ação que ocorre 1 vez por semana em cada bairro, (às terças, quartas e quintas-feira), nos turnos manhã e tarde, é utilizada uma van equipada com mesas e acessórios. São oferecidas oficinas lúdicas e diversas outras atividades, com o objetivo de prevenir o trabalho infantil e a mendicância, abordando temas como: “Os tipos de famílias”, “Quem eu quero ser”, “Onde meu toque pode ir”, “Colocando cor no medo”, “Consciência Negra”, “Emoções em sintonia com a paz”, entre outros, por meio de pintura e desenhos. Em média,  15 a 30 crianças são atendidas em cada ação.

Em 2022, por exemplo, foram realizadas 172 oficinas lúdicas com as crianças e adolescentes, por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais. A equipe é capacitada para abordar cada criança e adolescente, a fim de retirá-las da situação de rua e/ou vulnerabilidade social, através do diálogo e apurações de informações familiares. Se necessário, os profissionais podem se deslocar para o endereço de cada uma delas, para conhecer melhor os pais e/ou responsáveis. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo