Coordenadora de Segurança assume Diretoria da Agevisa
A Diretoria Técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos (DTCTMC) da Agência Estadual de Vigilância Sanitária está sob nova direção. Para o cargo foi nomeada a coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Vívian de Oliveira Lopes. O Ato Governamental de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Poder Executivo. Na mesma edição, foi publicada a nomeação da enfermeira Polianna Estrela Lima de Andrade para o cargo de gerente-técnica de Inspeção e Controle de Sangue e Hemoderivados da Agevisa/PB.
Ao dar as boas vindas à nova diretora-técnica de Ciência e Tecnologia Médica e à nova gerente-técnica de Sangue e Hemoderivados, Geraldo Moreira de Menezes (diretor-geral da Agevisa) disse ter certeza que elas saberão exercer com profissionalismo, dedicação e competência as funções que ora lhes são confiadas.
SOBRE A DTCTMC – Integrante da estrutura organizacional da Agevisa/PB juntamente com as Diretorias Técnicas de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e de Saúde do Trabalhador (DTEPSST) e de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia (DTMAPT), a Diretoria de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos tem entre suas competências e responsabilidades o monitoramento do controle de qualidade dos tomógrafos, dos aparelhos de raios-x, dos mamógrafos e dos aparelhos de raios-x odontológicos em utilização no território paraibano.
Tal monitoramento também inclui 673 equipamentos e serviços distribuídos nas especialidades de tomografia, radiologia intervencionista, hemodinâmica, densitometria óssea, litotrípsia, Raios-X convencional, Raios-X transportável, Raios-X extra-bucal, medicina nuclear, radioterapia, consultório odontológico sem aparelho de Raios-X, consultório odontológico com aparelho de Raios-X intra oral, ressonância magnética e ultrassonografia.
A Diretoria de Ciência e Tecnologia Médica da Agevisa também tem atuação efetiva nos programas governamentais de Combate ao Tabagismo, de Prevenção ao Câncer de Mama e de Controle de doses do trabalhador exposto às radiações ionizantes, e ainda na promoção do controle das empresas produtoras, distribuidoras, importadoras e transportadoras de produtos para saúde.
Qualidade e segurança – Para a nova diretora-técnica Vívian Lopes, assumir a DTCTMC significa colaborar para o objetivo principal da Vigilância Sanitária, que é proteger a população do risco de danos através de um serviço dentro dos padrões sanitários legais, prezando pela qualidade e segurança na assistência prestada à população e também pela saúde e segurança dos trabalhadores.
Assumir a Diretoria de Ciência e Tecnologia Médica da Agevisa é também uma realização pessoal para a profissional que atua há treze anos em serviços públicos na área de Vigilância em Saúde, Vívian Lopes é Enfermeira com MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção e Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.