Nordeste

MDR apresenta texto-base do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas

Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), publicou o texto-base do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas (PNRBH). O documento apresenta diretrizes, metas, plano de ações e uma proposta de arranjo institucional para a sua implementação. Além disso, apresenta as bases para iniciativas de revitalização de bacias hidrográficas no território nacional.

O texto-base busca promover a integração entre as políticas de revitalização de bacias hidrográficas atuantes no País, além de incorporar as lições aprendidas durante a análise dos diferentes programas e projetos que tratam sobre o tema, os quais foram implementados no âmbito nacional e internacional. Tais diretrizes orientarão os projetos de revitalização no Governo Federal, as recomendações às políticas estaduais de revitalização de Bacias hidrográficas e para a atuação do setor privado.

“Espera-se que o Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas seja uma importante referência para os gestores e executores das políticas públicas impulsionando a implementação de projetos dessa natureza no Brasil”, afirma o diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo. “A revitalização de bacias hidrográficas contempla a recuperação, conservação e preservação ambiental por meio de ações integradas e permanentes que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais, a provisão dos serviços ecossistêmicos e o aumento da disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade para os usos múltiplos”, completou.

O trabalho de construção do PNRBH foi iniciado em 2018. Durante esse período, foram realizadas consultas a estados, órgãos federais, especialistas e interessados na temática, além da sociedade civil em consultas públicas.

O plano de ações do PNRBH estabelece 91 tipos de ações elegíveis de interesse para a revitalização dos rios brasileiros. Elas estão distribuídas em cinco componentes: planejamento e informação; fortalecimento institucional socioambiental; proteção e uso sustentável dos recursos naturais; saneamento, controle de poluição e obras hídricas; e economias sustentáveis.

A partir do diagnóstico das bacias hidrográficas brasileiras, que aponta potencialidades e pontos críticos, foi feita a hierarquização das sub-regiões hidrográficas quanto às prioridades para projetos de revitalização e orientará as ações públicas e privadas em todo o território nacional.

Cadastre-se para receber releases pelo WhatsApp

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo