Nordeste

Defesa Civil reconhece situação de emergência em cidades

Brasília (DF) – A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em seis cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Na Bahia, os municípios de Barra do Choça, Cardeal da Silva e Ibirapuã foram atingidos por chuvas intensas. O alto volume de chuvas também foi aferido em Santa Efigênia de Minas, em Minas Gerais.

Já Sooretama, no Espírito Santo, foi afetada por alagamentos.

Por fim, a cidade de Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte, registrou estiagem.

Como solicitar recursos federais ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Cadastre-se para receber releases do WhatsApp

Para receber mais notícias e ações do MDR, jornalistas e blogueiros interessados podem se cadastrar nos grupos de WhatsApp. Um deles tem enfoque em notícias de abrangência nacional e, nos demais, serão compartilhadas informações exclusivas de cada estado. Clique neste link para acessar os grupos.

Caso deseje receber apenas informações relacionadas à proteção e defesa civil, cadastre-se neste link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo