Solenidade prestigiada e homenagens marcam 75 anos da Câmara
Uma solenidade muito prestigiada deixou o Hotel Globo lotado para a comemoração dos 75 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa. O evento teve homenagens a ex-presidentes da Casa Napoleão Laureano, apresentação da Big Band 5 de Agosto e do Coral Antônio Leite (da CMJP), além do lançamento do livro “CMJP 75 ANOS – Liberdade, Transparência, Democracia”, do jornalista Edmilson Lucena e da série documental da TV Câmara “João Pessoa: Cidade de Leis”, de Bruna Agripino e Lúcio César.
“É muito gratificante ver o prestígio que a CMJP tem perante a sociedade. Reunimos os vereadores, ex-vereadores, ex-presidentes da Casa e as famílias daqueles que já partiram, mas que fizeram a história desses 75 anos! É importante ter o Hotel Globo sediando essa festa que teve o ex-vereador Fuba cantando junto com o Coral da Câmara sob a regência da maestrina Socorro Estrela. Foi um momento histórico que ficará marcado e eu me sinto feliz de estar à frente da Câmara nesta data e por mais dois anos”, comentou o vereador Dinho Dowsley (Avante), presidente da Casa Napoleão Laureano.
Da mesma forma, o prefeito de João Pessoa expressou sua satisfação de tomar parte na celebração de aniversário da Câmara. “A Câmara comemora sua história e ao mesmo tempo demonstra o quanto ela é moderna e atual. Nesta terceira vez que exerço a prefeitura da cidade, venho demonstrar o meu desejo e empenho pela harmonia com o legislativo e compreensão do papel que esse poder exerce junto com o executivo. A Prefeitura e a Câmara Municipal têm tanta parceria que estão juntas na construção da nova sede”, declarou Cícero.
De fato, no discurso que fez durante a solenidade, Dinho Dowsley agradeceu ao prefeito o fato de a prefeitura ter sido avalista no empréstimo contraído junto ao Banco de Brasília S.A (BRB). “A Câmara não tem personalidade jurídica e foi graças ao empenho do prefeito Cícero Lucena que já contamos com o dinheiro para a obra em caixa. Cícero foi o nosso avalista”, brincou o presidente. Na prática, a prefeitura de João Pessoa deu a garantia do pagamento das parcelas que serão deduzidas do duodécimo que mensalmente é transferido ao legislativo.
Homenagens – Ex-presidentes da Câmara Municipal, ex-prefeitos de João Pessoa e diversas autoridades foram homenageados durante a celebração de aniversário da Casa Napoleão Laureano. No hall do Hotel Globo, foi exposta a galeria de quadros dos ex-presidentes que também receberam comendas na solenidade desta quinta-feira. Os familiares foram agraciados com a honraria em nome dos que já faleceram.
Entre as autoridades que também foram homenageadas estiveram o prefeito Cícero Lucena, os ex-prefeitos Carneiro Arnaud, Carlos Mangueira e Chico Franca; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão; o defensor geral do Estado, Ricardo Barros; o secretário de Comunicação de João Pessoa, ex-vereador e ex-presidente da CMJP, Marcos Vinicius, além dos ex-vereadores Fernando Milanez, Genivaldo Fausto e Tavinho Santos; bem como o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, vice-governador eleito da Paraíba; o secretário de Desenvolvimento Humano do Estado e ex-vereador Tibério Limeira, que representou o governador reeleito João Azevêdo; e a desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão que recebeu a comenda em nome de seu saudoso pai, o ex-vereador Valdir Bezerra.
A festa dos 75 anos da CMJP foi aberta com a apresentação da Bigband da Banda 5 de Agosto da Prefeitura de João Pessoa que apresentou o show “Soul Paraíba”. Na sequência, o presidente da Câmara, Dinho Dowsley, apresentou a maquete virtual da nova sede da CMJP. Ele ainda apresentou o Coral Antônio Leite que contou com a participação especial do Mestre Fuba e no momento do pôr do sol.
Em seguida, houve a apresentação da série documental da TV Câmara “João Pessoa: Cidade de Leis” e o lançamento do livro “CMJP 75 ANOS – Liberdade, Transparência, Democracia”, do jornalista Edmilson Lucena.
O momento seguinte foi o da homenagem aos ex-presidentes da CMJP com entrega de uma Comenda.
Finalizando o evento, houve um coquetel e a sessão de autógrafos do livro, além de uma visita às exposições: Napoleão Laureano ‘Memória de uma vida a serviço do semelhante’; da Galeria de quadros dos ex-presidentes, duas exposições do acervo do Centro Cultural da CMJP e das fotografias ‘João Pessoa de todos os tempos’ do fotógrafo Olenildo Nascimento, servidor da casa e de registros fotográficos da décadas de 1960 e 70 da Capital paraibana do fotógrafo Valdomiro Ferreira, conhecido popularmente como Cabeção (uma homenagem in memorian), pai do ex-vereador Tavinho Santos.
CMJP