Saúde

Novembro Azul: homens acima de 50 anos têm atendimento especializado

A partir desta quinta-feira (10), homens com idades a partir de 50 anos estão contando com atendimento no Centro Especializado do Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, na Avenida Epitácio Pessoa, nº 600, na Torre. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, aberta pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que oferta consultas especializadas com urologistas, toque retal e ultrassonografias, na prevenção do câncer de próstata,

O CEDC existe há 20 anos oferecendo atendimento voltado, exclusivamente, para mulheres (diagnósticos de câncer de mama, colo de útero e tireoide). A partir de agora, passa a oferecer atendimento ao homem, com diagnóstico precoce do câncer de próstata que permanecerá como rotina do serviço mesmo após a campanha. “A população masculina está de parabéns. Agora, o homem vai ter o serviço à sua disposição e dar continuidade ao tratamento, se for diagnosticado com a doença”, disse a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da SES, Johny Bezerra, destacou que o CEDC está aberto para atender os 223 municípios paraibanos, por meio da regulação municipal. “O estado oferece o serviço, os municípios cadastram e enviam os pacientes e a população masculina precisa entender a importância de ir ao médico e fazer os exames preventivos. Pois, caso haja a detecção precoce do câncer, tem cura”, alertou o secretário que também é médico.

De acordo com o coordenador estadual da Saúde do Homem da SES, Hélio Soares, durante todo o ano, são realizadas qualificações junto aos profissionais de saúde dos municípios para assistência ao homem. “De novembro a novembro, o estado estimula os municípios para potencializarem suas ações, a exemplo do atendimento, duas vezes ao ano, nas Unidades Básicas de Saúdes, com exames de rotina e consultas médicas”, lembrou.

Aos 68 anos, o aposentado Carlos Roberto Borba nunca fez exames preventivos de câncer de próstata. “Confesso que nunca fiz devido ao constrangimento, mas, dessa vez, vou fazer”, afirmou. O exame que seu Carlos se refere é o toque retal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo