Nordeste

Agevisa intensifica ações de fiscalização e orientação

“A Agência Estadual de Vigilância Sanitária está intensificando ações voltadas para a promoção através de fiscalizações, acompanhamentos e orientações técnicas disponibilizadas por meio dos inspetores sanitários”. Segundo Geraldo Moreira de Menezes (diretor-geral da Agevisa/PB), o objetivo é minimizar ou até mesmo extinguir os riscos ocupacionais e os acidentes de trabalho que possam ocorrer nos ambientes de trabalho na Paraíba.

As inspeções sanitárias, de acordo com a gerente-técnica de Inspeção em Saúde do Trabalhador, Sayonara Carlos da Silva Severo, passam a ampliar ainda mais a observação quanto a haver ou não respeito às práticas e procedimentos legais de segurança exigidos às empresas e seus funcionários, ou adotados espontaneamente. “Conforme dispõe a CLT (no tocante à saúde e à segurança do trabalho no Brasil), as empresas têm a obrigação de cumprir e fazer cumprir as normas de segurança do trabalho e de instruir os empregados sobre as precauções para evitar acidentes”, observou.

Os equipamentos de segurança, segundo Sayonara, são itens indispensáveis e devem ser usados corretamente pelo trabalhador, com a devida orientação da empresa, para prevenir doenças e acidentes no local de trabalho. Na implementação de proteção aos trabalhadores, existem os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e os EPIs Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ambos com o objetivo de promover a segurança do trabalhador.

Os EPC’s, conforme a gerente-técnica da Agevisa, são utilizados no ambiente de desenvolvimento de atividades para proteger todos os funcionários de riscos inerentes aos processos, ou seja, riscos a que o conjunto está exposto. “Sinalização, sensores de presença, sistema de ventilação e exaustão, sistema de iluminação de emergência, entre outros, são exemplos de medidas coletivas tomadas para diminuição de algum risco de um grupo de funcionários de uma empresa”, explicou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo