Saúde promove ações em alusão ao mês da mulher
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará uma série de atividades voltadas para o público feminino em março, para comemorar o mês dedicado às mulheres. O intuito é promover a capacitação contínua da rede a respeito de diversos temas como violência obstétrica, direitos sexuais reprodutivos, manejo clínico da lactação, higiene íntima, prevenção do câncer do colo do útero e pré-natal.
A programação contempla diversos setores da saúde como o Banco de Leite Anita Cabral, o Sistema de Saúde Prisional, o Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), a Escola de Saúde Pública (ESP), além da parceria com outras secretarias como a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Sedh) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). As atividades serão on-line, com webnários, curso de manejo clínico e oficinas realizadas em plataformas virtuais, e presenciais, sempre obedecendo aos protocolos sanitários. As ações se iniciam no dia 1º de março e seguem até o fim do mês.
De acordo com a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento, as ações de saúde da mulher são realizadas e pensadas durante o ano inteiro, não apenas no mês de março. “Aproveitamos essa data para destacar a importância de planejar a saúde da mulher de forma contínua, chamando a atenção para os temas relativos à prevenção e cuidados integrais que vão desde a higiene pessoal, passando por exames de rotina até os casos que exigem atendimento especializado”, pontua.