Saúde

SES qualifica a rede sobre o manejo clínico de pacientes com influenza

Em virtude da transmissão comunitária da influenza A na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, uma capacitação on-line sobre o manejo clínico do paciente com o vírus, voltada para os profissionais da atenção básica. As orientações serão transmitidas por meio do canal da SES no YouTube, às 14h. A Paraíba já contabiliza 68 casos de influenza A, sendo 59 deles na capital. Na segunda-feira (10), será a vez dos profissionais da rede hospitalar receberem as orientações do manejo deste tipo pacientes. 

O objetivo das capacitações é auxiliar os trabalhadores dos serviços de saúde pública na condução dos casos de pacientes com síndromes gripais, em específico dos que possuem sintomas relativos à influenza A. De acordo com o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, embora os profissionais estejam cientes do manejo clínico, se faz importante manter as capacitações periódicas, sobretudo em momentos de alta de casos. 

“Este momento será um reforço dos protocolos que precisam ser seguidos pelos profissionais tanto das UBS, quanto da rede especializada que vai lidar com os casos mais agravados. Mas é importante salientar também para a população que a influenza A é uma síndrome gripal e que sintomas como febre, dor de garganta, cefaleia, coriza e fadiga são comuns. É preciso ficar atento e procurar uma unidade de saúde em caso de desconforto respiratório, desorientação, ou confusão mental”, ressalta o secretário. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo