Debatida importância da prevenção e diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial em alusão ao Outubro Rosa para discutir formas de prevenção ao câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A sessão foi proposta pelo deputado e médico Taciano Diniz e contou com a participação da deputada Cida Ramos; da diretora geral do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer do Estado da Paraíba, Roseane Machado; e de Gertrudes Dutra, do Projeto Mulheres de Peito CG.
Taciano Diniz, que preside a Comissão da Saúde da ALPB, destacou que a campanha Outubro Rosa busca, através da informação, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama. Para o parlamentar, é fundamental que a Assembleia Legislativa abra seu espaço para ouvir pacientes e todas aquelas pessoas que integram as redes de combate a esse tipo de câncer para que todos tornem-se capazes de distribuir informações precisas e eficazes na redução do número de casos da doença.
“Para termos ideia dos gastos e da importância do diagnóstico precoce, no ano passado, 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram o câncer de mama. Esse tipo de câncer representa quase 25% de todos os casos de câncer, e, por consequência, é o que mais mata as mulheres”, alertou o médico.
Para o parlamentar, é importante incentivar a adesão a melhores hábitos alimentares, ao não consumo de bebidas alcoólicas, assim como, à pratica de atividade física, que, comprovadamente, de acordo com ele, contribui com a redução do número de casos de câncer de mama.
A deputada Cida Ramos parabenizou o deputado Taciano Diniz por propor o debate a respeito do câncer de mama. Segundo ela, quanto mais o assunto for debatido e quanto maior a quantidade de informação, mais relevante será para a sociedade. “É um tema discutido mundialmente que diz respeito à saúde, mas, sobretudo, à vida das mulheres. Sabemos da importância da prevenção e realizar esta sessão especial é fundamental”, disse
Para a deputada, os dados relacionados ao câncer de mama são assustadores e é preciso atuar firmemente na prevenção e no diagnóstico precoce. “A ação do poder público e da sociedade é muito importante. A prevenção é fundamental e começa com a informação. Precisamos utilizar todos os instrumentos informativos que tivemos para orientar as mulheres”, declarou Cida.
A médica mastologista Roseane Machado, diretora do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, referência estadual para Detecção Precoce do Câncer de Mama e Colo Uterino, também fez um alerta para a detecção precoce do câncer de mama. Segundo ela, é imprescindível manter a população informada sobre o câncer de mama, que ela classifica como um caso de saúde pública.
Para a médica, é fundamental reduzir as mortes evitando o diagnóstico tardio. “É importante levar ao conhecimento das mulheres que o rastreamento mamográfico seja feito durante todo o ano e não só no Outubro Rosa, que, na verdade, é uma campanha que usamos para fazer um chamamento”, explicou Roseane.