Protocolo de Diabete Melito tipo 2 é publicado
OProtocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Diabete Melito tipo 2 foi publicado pelo Ministério da Saúde. Esse é o primeiro documento para orientar o tratamento, diagnóstico e acompanhamento de pacientes com a doença no sistema público de saúde.
Para a aprovação do protocolo, o Ministério da Saúde promoveu consulta pública sobre o tema entre julho e agosto deste ano. Mais de 2.700 contribuições foram recebidas por profissionais da saúde, especialistas, interessados no tema e familiares, amigos ou cuidadores de pacientes com a Diabete Melito tipo 2. As sugestões foram analisadas e receberam recomendação favorável pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
O objetivo do PCDT é garantir o melhor cuidado em saúde diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), além de orientar profissionais de saúde, gestores do SUS e pacientes sobre o diagnóstico e tratamento.
Os protocolos clínicos estabelecem critérios para o diagnóstico de uma doença ou agravo à saúde; o tratamento preconizado, com os medicamentos e demais produtos apropriados; as posologias recomendadas; os mecanismos de controle clínico; e o acompanhamento e a verificação dos resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores do SUS.
Diabete Melito tipo 2
O tratamento do paciente com Diabete Melito tipo 2 inclui educação e conscientização a respeito da doença. Alimentação saudável, prática de atividade física regular, orientação para metas de um controle adequado de pressão arterial, peso, lipídeos e glicêmico. Além disso, o tratamento inclui agentes antidiabéticos orais ou injetáveis, respeitando o perfil individual de cada pessoa.
Acesse o relatório completo de recomendações
Com informações do Ministério da Saúde