Profissionais da saúde fazem curso para tratar melhor pacientes com feridas e pé diabético
A Secretaria de Saúde de Campina Grande está oferecendo um curso de aperfeiçoamento no tratamento de feridas, para funcionários de várias unidades de saúde do município. A ação tem como objetivo, melhorar os cuidados em relação ao tratamento por curativos de feridas e pé diabético, dos pacientes que chegam nas respectivas unidades de saúde diariamente.
Cerca de 50 profissionais estão participando do curso, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), dos Hospitais Municipais Pedro I e Dr. Edgley e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Todos passarão por um estágio prático, que será realizado no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e receberão certificado de qualificação.
O curso foi dividido em 4 módulos, sendo dois com ênfase em avaliação de feridas no geral e dois cursos voltados para o tratamento do pé-diabético, que são problemas de circulação que provocam feridas nos pés das pessoas com diabetes e que, caso não tratados, podem causar amputação.
Alisson Luís Belo, diretor do Hospital Pedro I e coordenador do curso, destacou a importância da ação. “Esta ação da Prefeitura, em pareceria com a escola Grau Técnico, tem um caráter multidisciplinar e vai trazer um benefício enorme para os trabalhadores e principalmente para a população, que agora terá profissionais mais capacitados na hora de atendê-los”, ressaltou.