Brasil

Relatório do Chamamento Global para combate à mudança do clima está disponível

Está disponível para consulta o relatório ClimateScanner Global Call: Engajando as Instituições Superiores de Controle na Avaliação da Ação Climática Nacional (ClimateScanner Global Call: Engaging Supreme Audit Institutions in Assessment National Climate Action).

Em inglês, o documento detalha o evento organizado pelo TCU e pela Divisão de Instituições Públicas e Governo Digital da ONU (DPIDG/Undesa), realizado nos dias 25 e 26 de março, na sede da Organização das Nações Unidads (ONU), em Nova Iorque. O objetivo foi compartilhar informações sobre o ClimateScanner, além de discutir experiências, desafios e aprendizados das instituições superiores de controle (ISC) em relação à ação climática.

O encontro contou com cerca de 200 participantes, incluindo representantes de 70 países da comunidade de auditoria governamental e especialistas em mudanças climáticas. Além de promover a discussão de soluções conjuntas, a reunião marcou o início da fase de implementação do ClimateScanner, que produzirá um diagnóstico global sobre as ações governamentais para enfrentamento das mudanças climáticas.

Durante o encontro, 66 ISC assinaram um documento de apoio ao ClimateScanner. A expectativa é que até a COP29, em novembro, no Azerbaijão, cerca de 100 instituições superiores de controle estejam utilizando a ferramenta.

Acesse o relatório aqui (em inglês).

Leia mais sobre o ClimateScanner Globall Call:

Na sede da ONU, TCU destaca a importância de soluções conjuntas para enfrentar as mudanças climáticas

Reunião na ONU marca o início da coleta de dados para diagnóstico global das ações governamentais de combate às mudanças climáticas

Sobre o Climatescanner

É uma ferramenta que vai permitir a avaliação, pelas ISC, das ações governamentais relacionadas à mudança do clima. Sua metodologia, desenvolvida ao longo de 2023 por um grupo executivo de 17 ISC ao redor do mundo, está organizada sob três eixos: governança, financiamento climático e políticas públicas; e em dois níveis: nacional e internacional.

Acesse: ClimateScanner.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo