Segurança no Trânsito é tema central na Câmara de Campina Grande

O vereador Olimpio Oliveira abriu o debate sobre segurança no trânsito ao mencionar três vítimas fatais de atropelamentos por motocicletas em alta velocidade. Ressaltou que, embora sua trajetória parlamentar seja marcada pela defesa das categorias que trabalham com motocicletas — com apresentação de projetos voltados à proteção, melhores condições de trabalho e reconhecimento de utilidade pública —, não poderia se calar diante da situação preocupante. Afirmou que a sensação é de que não há qualquer controle sobre a velocidade das motocicletas em Campina Grande, e questionou se essa inquietação é compartilhada por outros parlamentares e cidadãos campinenses.
Na sequência, o vereador Pimentel Filho defendeu a criação de uma legislação específica para motociclistas, a fim de amenizar o número crescente de acidentes, óbitos e sequelas registrados em decorrência da forma como as motocicletas vêm sendo conduzidas. De acordo com dados do Hospital de Trauma de Campina Grande, Pimentel disse que ocorrem de 80 à 100 acidentes, por final de semana, envolvendo motociclistas. O vereador Dinho Papa-Léguas, reconheceu os motociclistas responsáveis, mas enfatizou que o problema da condução imprudente é generalizado e atinge todo o país, sendo um tema que precisa ser debatido.
O vereador Rafafá, informou que o binário da região da Assis Chateaubriand já está em fase final de execução. Acrescentou ainda que, ao solicitar lombadas ou medidas punitivas, os parlamentares são frequentemente criticados, mas que a aplicação de multas acontece apenas em casos de irresponsabilidade no trânsito. Defendeu a necessidade de uma cultura de educação e prevenção.
O vereador Severino da Prestação se posicionou favoravelmente ao pedido de faixa elevada de pedestres em frente à Catedral, tendo em vista o elevado fluxo de pessoas no local. Defendeu também uma campanha educativa voltada ao comportamento dos pedestres, como forma de promover maior segurança. Informou que protocolou requerimento solicitando a instalação de faixa elevada na frente da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Presidente Médici, justificando que a rua é estreita, o trânsito é caótico e não há garantias para a segurança dos pedestres.
CMCG



