IFPB instala sala de estabilização sensorial para estudantes neurodivergentes
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande, deu um importante passo em direção à inclusão e ao acolhimento de estudantes neurodivergentes com a inauguração da Sala de Autorregulação Emocional. O novo espaço é fruto da implementação da Lei 663/2023, de autoria do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, que estabelece a criação de salas de estabilização sensorial em ambientes públicos e privados.
O projeto de lei que deu origem a essa sala é uma iniciativa que reconheceu a urgência de proporcionar ambientes adequados para pessoas com transtornos do espectro autista e outras condições neurodivergentes. “A criação dessas salas de estabilização sensorial é um marco importante na promoção de ambientes mais inclusivos. Esses espaços garantem que pessoas neurodivergentes possam encontrar um refúgio em momentos de crise, promovendo o respeito e o cuidado que todos merecem. É uma forma de assegurarmos que todos tenham condições de aprender, conviver e se desenvolver em ambientes que respeitam suas particularidades,” afirmou Adriano Galdino.
O evento de inauguração contou com a apresentação do projeto e uma mesa-redonda sobre os aspectos legais e os benefícios de ambientes adaptados para pessoas neurodivergentes. Entre os participantes, o servidor da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Albano Borba, representou o deputado Adriano Galdino, reforçando a importância da nova legislação.