Saúde

Paraíba marca Dia Estadual de Luta contra o HTLV

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), marcou o “Dia Estadual de Luta contra o HTLV” – celebrado neste dia 10 de julho por iniciativa do Governo da Paraíba –  com a realização da “Oficina HTLV: Saindo da Invisibilidade”. O evento, que contou com as presenças de representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS, Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB), Hemocentro, ONGs e várias organizações da sociedade civil (indígenas, quilombolas e prostitutas), aconteceu no auditório da Faepa, em João Pessoa, das 8h30 às 17h.

A oficina teve como objetivo dar visibilidade à população e aos profissionais de saúde sobre a infecção causada por um vírus ainda pouco conhecido, que não tem cura e nem tratamento, mas tem prevenção. O HTLV é um vírus da mesma família do HIV (Aids), que pode causar doenças graves, como câncer e desordens neurológicas. Apesar da gravidade, o tema vem sendo negligenciado, há muitos anos, em todo mundo. A Paraíba tem trazido o assunto como prioridade para as agendas de saúde e já tem ações desenvolvidas.

De acordo com a chefe do Núcleo de IST/Aids, da SES, Joanna Ramalho, além da instituição do Dia Estadual, o Lacen-PB vem desenvolvendo um projeto piloto – com a aquisição dos exames para diagnósticos – por meio do qual já está sendo feita a coleta de amostras em doadores de sangue do Hemocentro e em gestantes de alto risco atendidas na Maternidade Frei Damião. “Em menos de um ano de implantação do projeto, já foram diagnosticadas 15 pessoas com HTLV na Paraíba, entre elas, uma gestante que vem sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional”, revelou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo