Política

ALPB e Assembleia de Santa Catarina debatem ações em defesa do meio ambiente

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Agroecologia e Energias Renováveis da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma reunião, na tarde desta segunda-feira (29), em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, para apresentar uma proposta de realização de encontro das Frentes Parlamentares e Comissões do Meio Ambiente de todas as Assembleias Legislativas do Brasil.

A reunião aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi proposto pela presidente da Comissão, a deputada Cida Ramos. “O objetivo desse encontro é tratar projetos em defesa do meio ambiente. É fundamental que a gente possa articular a ação do Legislativo na área do meio ambiente. Proteger a nossa fauna, proteger as nossas riquezas e recursos naturais é tarefa na Paraíba e do Brasil inteiro”, ressaltou a parlamentar.

Cida destacou a necessidade de discutir o impacto das energias renováveis no meio ambiente e a importância da contribuição da universidade e de outros segmentos da sociedade. Ela também mencionou a articulação com os catadores de resíduos sólidos em defesa do meio ambiente e da vida.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia de Santa Catarina, Marcos José Abreu (Deputado Marquito), destacou a necessidade da troca de experiências e ressaltou a cooperação entre as Assembleias Legislativas. “Nosso mandato é pautado pela agroecologia, portanto temos algumas ações similares com o mandato da deputada Cida, e viemos trocar experiências. Estou trazendo aqui algumas leis e projetos de Santa Catarina e quero ouvir e conhecer as que são aplicadas aqui na Paraíba, além de dialogar com os movimentos sociais e os professores da UFPB que dão a sustentação teórica e científica na defesa do meio ambiente, disse.

O professor Ricardo Figueiredo, da UFPB, destacou a importância da troca de experiências entre a Assembleia Legislativa e a universidade. “Nós entendemos que a Universidade e as Assembleias não podem ficar alheias a essas questões, e não tem ficado em vários setores, mas especialmente nós que fazemos o sindicato, e o grupo de trabalho relacionado a essa questão ambiental, urbana e agricultura, temos que estar sempre participando de forma constante”, disse.

A reunião contou ainda com a presença do vereador de João Pessoa, Marcos Henriques; de professores da UFPB, do Grupo de Trabalho PAUA da Aduf, dos movimentos sociais e entidades envolvidas com o meio ambiente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo