Governo

Uso de inteligência artificial aprimora processos

No último ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou avanços significativos em iniciativas de inteligência artificial (IA) e se tornou um dos primeiros órgãos no Brasil a oferecer tecnologia de IA generativa conectada a vários sistemas internos, para uso por todos os servidores e colaboradores. O conceito se refere a sistemas que têm a capacidade de criar informações, em vez de apenas analisar ou reproduzir dados existentes. O uso da tecnologia está revolucionando as práticas internas e fortalecendo a atuação no controle externo.

O presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas, ressalta que o investimento em tecnologia da informação (TI) é prioridade para a Corte de Contas. “Ao longo dos anos, temos investido consistentemente em TI. Para além de aportes financeiros, o TCU tem equipes altamente qualificadas alocadas nessa área, que exploram novas tecnologias e abordagens, como a inteligência artificial e a análise de dados. Posso dizer que a inovação é um compromisso de todo o Tribunal, sempre com foco na excelência da nossa atuação e no aprimoramento dos serviços prestados à sociedade”, pontua.

O destaque é a implementação do ChatTCU, assistente virtual desenvolvido com a solução Microsoft Azure OpenAI Service. Com foco no uso interno, o sistema atualmente vem sendo utilizado por mais de 1.400 usuários. O chat apoia diversas tarefas, como análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas, por exemplo.

Em sua terceira versão, o ChatTCU está integrado a alguns sistemas do TCU, utilizando dados, jurisprudência e conhecimento dos sistemas administrativos da Casa. Com isso, a plataforma de IA generativa exclusiva para uso interno no TCU permite conectar o conhecimento institucional ao melhor motor de IA do mercado, permitindo apoiar tarefas complexas sob controle dos servidores.

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