Cotidiano

Cagepa apresenta estudo de viabilidade técnica para projeto de produção de biogás

Mais um passo foi dado pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para iniciar a produção própria de energia a partir do biogás: nesta segunda-feira (24), a empresa apresentou os resultados do estudo de viabilidade técnica-financeira, por meio do qual a geração da energia elétrica deve ser produzida a partir do biogás liberado pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mangabeira, em João Pessoa. O objetivo é promover uma solução inteligente para a gestão de resíduos orgânicos, diminuindo custos e também os efeitos dos gases de efeito estufa.

Participaram também da reunião representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), da Companhia Paraibana de Gás (PBGás) e do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool da Paraíba (Sindalcool).

O estudo foi realizado pela empresa de consultoria GW Energia. Nos últimos meses, os especialistas fizeram um diagnóstico inicial do potencial da Cagepa, definiram a melhor rota tecnológica, para só depois desenharem um modelo de negócio personalizado e, assim, entregarem o projeto pronto para investimento, com retorno financeiro, ambiental e social.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo