Policial

Furto de cabos de energia é tema de pronunciamento

O furto de cabos de energia, que nos últimos dias deixou pontos da Capital sem iluminação, foi tema de pronunciamento do vereador Odon Bezerra (PSB), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Capital, mais de 6 mil metros de cabos de energia já foram furtados este ano.

Odon Bezerra afirmou que a cidade já possui uma lei de autoria do vereador Bruno Farias (Cidadania), no sentido de coibir a venda de material furtado. A Lei 11.972/2010 determina que as empresas deverão comprovar a origem dos materiais metálicos recicláveis, como fios de cobre e fios metálicos. Mas, segundo Odon Bezerra, é preciso mais.

“A lei precisa ser aprimorada. Vou apresentar uma emenda para que seja identificado tanto o comprador como o vendedor e não só a origem do cobre. É preciso que se identifique tanto o vendedor quanto o comprador desses produtos. Este Poder tem que estar atento e ajudar a Prefeitura para que o Poder Judiciário possa punir com o rigor da Lei”, declarou, salientando que os furtos dos fios, além do prejuízo financeiro, causam insegurança na população, quando deixam locais públicos sem energia.

Em aparte, o vereador Tarcísio Jardim (Progressistas) salientou que o furto só existe, porque tem quem compre o material furtado, a receptação. A vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) afirmou que é preciso estabelecer uma pena mais dura. “Como a venda é clandestina, é muito difícil coibir. A energia é serviço essencial, então a pena deve ser maior para quem furta esse material e interrompe esse serviço”, defendeu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo