Presidente fala sobre prioridades de gestão
o ministro Bruno Dantas tomou posse como presidente do TCU, após seis meses acumulando o exercício da Presidência, da Vice-Presidência e da Corregedoria do Tribunal. Baiano, natural de Salvador, Dantas chegou à Brasília aos 19 anos e, desde os primeiros anos de formado, vem construindo uma sólida trajetória no serviço público. Um dos ministros mais jovens a ocupar uma cadeira na Corte de Contas, Dantas alia conhecimento técnico a uma visão moderna da administração pública, com alinhamento às práticas internacionais.
Nesta entrevista à primeira edição do União de 2023, o presidente fala sobre os desafios para o País e para o Tribunal nos próximos anos. Ao abordar as ameaças recentes à democracia brasileira, Dantas destaca o papel constitucional do TCU e a importância da atuação conjunta das instituições brasileiras. Ele explica, também, o objetivo das mudanças feitas na estrutura organizacional do Tribunal e cita três prioridades de gestão: implementar a cultura da solução consensual, incrementar a transparência da administração pública e reforçar o controle da responsabilidade fiscal.
Ao final da entrevista, o presidente reafirma o compromisso de promover um ambiente de trabalho saudável e sustentável no TCU. Entre as diretrizes para a área de gestão de pessoas, Dantas destaca o incentivo ao engajamento com os propósitos organizacionais e à integração das pessoas, a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, o fortalecimento das políticas de combate ao assédio e à discriminação de pessoas e a promoção da equidade.