Combate à desinformação: presidente do TSE reforça responsabilidade das plataformas digitais
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, reforçou a responsabilidade das plataformas digitais no combate à desinformação e na construção de um debate público saudável, livre de comportamentos inautênticos que corroem a democracia brasileira. A fala ocorreu durante uma apresentação feita pelo Google a ministros da Corte sobre as ferramentas de trabalho da empresa criadas para proteger a integridade do processo eleitoral.
“Este Tribunal Superior Eleitoral considera que a busca por um debate público saudável só pode ser efetiva com o engajamento ativo das plataformas digitais […]. E é por isso, e dentro desse contexto, que o Tribunal Superior Eleitoral tem produzido, ao menos desde 2018, diálogos abertos que culminaram com a celebração de diversos memorandos de entendimento”, disse Fachin.
Também presente no encontro, o vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, enalteceu a importância da aproximação das plataformas com a Justiça Eleitoral para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, dada a crescente influência que as informações propagadas pela internet têm nas eleições do país.