Plágio: Provas para concursos são definidas
A Comissão Permanente de Concursos (CPCon) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa que as provas para o cargo de cirurgião-dentista dos concursos públicos das prefeituras municipais de Tenório e Campina Grande, anuladas devido à identificação de plágio na prova de conhecimentos específicos, serão aplicadas no dia 6 de dezembro.
Na referida data, os candidatos realizarão novamente as provas de Português, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. As provas aplicadas no dia 1º de novembro foram anuladas devido à identificação de plágio praticado por um elaborador da prova de conhecimentos específicos para o cargo de cirurgião-dentista dos referidos concursos.
O problema foi identificado pela CPCon diante da apresentação de recursos por parte dos candidatos que concorreram nos certames. Ao analisar as justificativas dos recursos, foi constatado que cerca de 80% da prova era plágio. Conforme a presidente da CPCon, professora Ana Alice Sobreira, uma sindicância está sendo aberta para investigar o fato e a responsabilidade do elaborador.
Ao entregar as questões para a Comissão, o elaborador atestou, mediante assinatura de termo de responsabilidade, que todas as questões eram inéditas. Porém, com o ocorrido, verifica-se que o professor faltou com a verdade e, por isso, deverá responder legalmente pelo plágio.
Diante dos fatos, prezando pela transparência e lisura com os quais sempre realizou concursos públicos, a CPCon anulou as provas de Português, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos para o cargo de cirurgião-dentista dos concursos de Tenório e Campina Grande. A partir do dia 1º de dezembro, os candidatos podem consultar seus locais de provas no site da CPCon.
UEPB