Brasil

Haddad diz esperar debate racional sobre tarifaço entre Brasil e EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (29/9), que os Estados Unidos deram um “tiro no pé” ao impor tarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados para o país norte-americano. Haddad avaliou que foi criado um clima artificial de animosidade entre Brasil e Estados Unidos e diz ter a expectativa de que se inicie uma conversa racional sobre o tarifaço.

No último dia 23, o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, e trataram de um possível encontro para discutir economia.

“Acho que foi um tiro no pé deles, totalmente um tiro no pé, inclusive para a economia americana. Não faz o menor sentido pagar mais caro o café, a carne. Eu quero crer que vai se iniciar, em algum momento, um debate racional, primeiro separando o que é econômico do que é político”, disse ao participar da Conferência Itaú BBA Macro Vision 2025.

“Tentar usar tarifa como arma política, na minha opinião, é um equívoco que deveria ser corrigido o quanto antes e estamos trabalhando nessa direção, primeiro para explicar como funcionam os poderes no Brasil”, disse o ministro.

A avaliação de Fernando Haddad é de que o bom senso vai prevalecer e os dois países vão encontrar o caminho da negociação. Ele lembrou que, embora o Congresso Nacional brasileiro tenha aprovado a Lei da Reciprocidade Econômica, o governo não adotou contramedidas tarifárias contra os Estados Unidos e segue na busca por diálogo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo