Recursos para implementação do programa Água Doce
A 00Paraíba será contemplada com R$ 10 milhões para a implementação do Programa Água Doce, no período de 2025 a 2028. A assinatura simbólica dos novos instrumentos de repasse de recurso foi realizada pelo secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Serra Seca Vieira, durante o IX Encontro Nacional de Capacitação e Integração do PAD-Novo Ciclo; que acontece nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), em Aracaju (SE).
Os recursos destinados à Paraíba serão para construção de 23 sistemas de dessalinização nas regiões do Curimataú e do Seridó e gerenciamento de outros 30 já em construção. Foi o que explicou o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, que acompanha a equipe do Estado formada por técnicos, operadores e gestor do programa no evento. A programação conta com mesa de diálogo sobre a implementação do PAD, troca de experiências e perspectivas sob a óticas dos estados, boas práticas, prestação de contas, gestão de convênios e visita de campo a um sistema de dessalinização, no município de Poço Verde (SE).
O gestor do Sistema de Dessalinização do Município de Amparo, Everaldo Eronides Maciel, considerado como referência entre os sistemas da Paraíba, representou o Estado na mesa de autoridades. Ele falou dos benefícios do PAD para a população e do processo de melhoria que vem implementando com o apoio do poder público e da comunidade beneficiada. O programa é desenvolvido no Estado pela Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), por meio de gestão compartilhada, com municípios e a comunidade, em parceria com o governo federal.