Política

ALPB debate Reforma Tributária e apresentará propostas a Grupo de Trabalho do Congresso

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou Sessão Especial para debater a proposta de Reforma Tributária (PEC 45/19), que tramita no Congresso Nacional. O evento proposto pelo deputado Eduardo Carneiro, 2º vice-presidente da ALPB e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo, aconteceu no “Plenário Deputado José Mariz” e contou com as presenças dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (Progressistas/PB), relator da Reforma Tributária, Reginaldo Lopes (PT/MG), coordenador do Grupo de Trabalho e Sidney Leite (PSC/AM). O deputado Adriano Galdino, presidente da “Casa de Epitácio Pessoa”, conduziu os trabalhos.

Ao abrir a discussão, o deputado Adriano Galdino ressaltou que o debate é uma oportunidade única que o Nordeste vai ter para discutir as injustiças que sempre foram impostas à região, a exemplo das questões orçamentária e tributária. “Essa reforma pode ser o momento ideal para discutirmos essas injustiças. Não podemos mais aceitar que os investimentos da União continuem sendo destinados, prioritariamente, para o Sul e o Sudeste, que são regiões já muito industrializadas, com melhor qualidade de vida”, disse.

O presidente lembrou ainda que desde a Proclamação da República, apenas seis governadores foram originários do Nordeste, o restante do Sul e do Sudeste. Isto, segundo Galdino, explica as desigualdades tributária e orçamentária entre as regiões. “Por isso que o Nordeste é pobre e o Sul é rico. Está na hora de a Reforma Tributária dialogar com essa situação. A União tem que entender que tem uma conta a pagar com o Nordeste. O povo nordestino tem que entender que tem uma cota a cobrar da União, e o momento de fazer esse encontro de contas é agora”, finalizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo