CFOAB e Sebrae anunciam parceria para apoiar jovens advogados empreendedores

Com o objetivo de fortalecer a atuação da jovem advocacia por meio da capacitação em empreendedorismo e gestão de escritórios, o Conselho Federal da OAB e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) anunciaram, nesta terça-feira (30/9), um convênio que também prevê qualificação para o atendimento jurídico a pequenos negócios. A assinatura do acordo será realizada posteriormente, em data ainda a ser definida.
A secretária-geral da Ordem, Rose Morais, representou o presidente Beto Simonetti no ato, que ocorreu durante a abertura do Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Sebrae (Enass), na OAB-DF. “A presença conjunta da advocacia e do Sebrae demonstra a importância de dialogar com essas realidades. Aqui, discutimos, de forma prática, os caminhos para tornar a atuação profissional mais eficiente, sustentável, qualificada e próxima da sociedade a que servimos. Este é um debate que integra a organização jurídica, a independência profissional e a responsabilidade social”, afirmou, ao elogiar a parceria com o Sebrae.
Ela destacou que o evento será espaço de escuta e cooperação, onde cada experiência compartilhada poderá auxiliar na compreensão dos desafios e na construção de respostas. “O evento possui um papel simbólico e estratégico. Simbólico, pois reúne instituições que compartilham a mesma missão – apoiar aqueles que constroem o futuro do trabalho e da cidadania. Estratégico, pois projeta a advocacia em sintonia com as demandas contemporâneas da sociedade e com os instrumentos de apoio que o Sebrae oferece em todo o território nacional”, elencou.
Fortalecimento
Rose Morais reafirmou o compromisso da Ordem em apoiar a advocacia. “O Conselho Federal agradece ao Sebrae pela iniciativa. Esta jornada fortalece a advocacia para alcançar a justiça e reafirma o papel da nossa profissão como pilar indispensável da cidadania e da democracia. Contem com a OAB”, disse.
Na ocasião, o gerente jurídico do Sebrae, Thiago Bouza, também falou sobre a parceria entre os órgãos: “Este convênio levará nossas trilhas de capacitação e gestão do Sebrae a um público que tanto necessita: a jovem advocacia, os advogados iniciantes e os pequenos escritórios. Em breve, formalizaremos este acordo”.
“A temática da ética, essencial para nossa atuação, tem sido uma prioridade em nossa entidade, especialmente em relação à inovação. A OAB, da qual tenho orgulho de fazer parte, dedica atenção especial à ética profissional, ao comportamento no ambiente de trabalho, à ética na administração pública e ao uso responsável dos recursos sob nossa gestão. A convergência de ideias nos levou a organizar este encontro, cujo foco é a ética no contexto da inteligência artificial e das novas tecnologias”, explicou Thiago Bouza.



