Saúde

Crianças neurodivergentes e mães atípicas têm direitos assegurado

A defesa de crianças neurodivergentes e a criação da Semana Estadual da Mãe Atípica e do Responsável Legal Atípico agora são leis no Estado da Paraíba. Dois projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foram sancionados pelo governador João Azevedo e publicados na edição do Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (3).

A Lei nº 13.941/2025, de autoria do deputado Michel Henrique, institui a Política Estadual de Proteção de Crianças Neurodivergentes Contra a Violência Sexual. O objetivo é prevenir, identificar, acolher e encaminhar casos de abuso sexual envolvendo crianças com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA) ou outras condições neurodivergentes.

Entre as diretrizes da nova política estão a promoção de ações educativas específicas, a capacitação contínua de profissionais da saúde, educação, assistência social e segurança pública, além do fortalecimento da rede de proteção e denúncia. A lei também prevê a criação de protocolos especializados de atendimento e o desenvolvimento de materiais acessíveis e adaptados para a comunicação com crianças neurodivergentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo