Política

Assembleia aprova PL que combate crime contra dignidade sexual no esporte

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3.975/2025, de autoria do deputado Anderson Monteiro, que trata do combate ao crime contra a dignidade sexual no esporte.

O PL especifica que a partir do momento em que os dirigentes de entidades desportivas tiverem conhecimento da prática de crime contra a dignidade sexual deverão instaurar procedimento apuratório, com a adoção cautelar de afastamento compulsório do acusado e demais pessoas que, de forma direta ou indiretamente, puderem interferir prejudicialmente na completa elucidação dos fatos, além de reportar às autoridades competentes e assegurar à vítima auxílio para casos de investigação e denúncia.

Para o deputado Anderson Monteiro, o PL é de suma importância devido a sua abordagem abrangente sobre a prevenção e combate ao crime contra a dignidade sexual no cenário esportivo. “A propositura legislativa é crucial para respaldar e fortalecer as ações emergenciais e disponibiliza uma base legal robusta e um padrão ético e de segurança para combater os crimes contra a dignidade sexual no ambiente esportivo, garantindo a proteção e o bem-estar dos atletas, independentemente de sua idade ou modalidade esportiva no Estado da Paraíba”, justificou.

Os deputados também aprovaram Título de Cidadã Paraibana a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Rodrigues Teixeira, em reconhecimento à sua notável trajetória jurídica. De autoria do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, o projeto destaca o comprometimento da magistrada com a promoção da justiça e da equidade, e sua relevante contribuição ao fortalecimento das instituições democráticas e à valorização da advocacia e da magistratura brasileiras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo