Saúde

Aprovado Programa de Atendimento Geriátrico em hospitais

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (25), o projeto de Lei 2.089/2024, de autoria da deputada Danielle do Vale, que institui o Programa de Atendimento Geriátrico nos hospitais da rede pública do Estado da Paraíba, que visa garantir serviços de assistência médica ambulatorial a pessoas idosas.

De acordo com a deputada, o Programa de Atendimento Geriátrico inclui a promoção da saúde, tratamento e reabilitação da população idosa, com foco na humanização do atendimento e na eliminação de burocracias. O texto acrescenta que a Secretaria Estadual de Saúde poderá firmar convênios com empresas privadas e entidades da sociedade civil.

Danielle do Vale afirma que “não são raras as pessoas idosas que enfrentam dificuldades de acesso aos hospitais da rede pública, tanto aos serviços de assistência médica ambulatorial, quanto ao tratamento continuado de reabilitação de modo humanizado”. “Esse programa irá evitar filas ou qualquer tipo de burocracia. É urgente a adoção de medidas, sendo inadiável a implantação de um programa de atendimento geriátrico, principalmente nos hospitais do interior da Paraíba”, justificou um parlamentar.

Os parlamentares aprovaram também o PL 1.366/2023, da deputada Jane Panta, que propõe a criação da campanha mês “Maio Vermelho”, dedicada à conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares e AVCs em todo o Estado da Paraíba. A intenção é que, através do poder público, sejam promovidas atividades educativas como palestras, seminários e ações em mídias sociais abordando temas como hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios e controle do estresse.

“As doenças vasculares muitas vezes são silenciosas e, pelo menos, serão de imediato identificadas, motivo pelo qual a preocupação deve ser reforçada em métodos preventivos, evitando que se desenvolvam doenças futuras”, enfatizou a deputada, que defendeu também a realização de exames preventivos e o apoio à pesquisa científica para reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida da população paraibana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo