Saúde produz documentário sobre a história do PSF
No ano de 2024, o Programa de Saúde da Família (PSF) no Brasil completou 30 anos e o Município de Campina Grande foi um dos pioneiros no país na implantação do PSF. A Rainha da Borborema figura entre os 13 primeiros municípios que iniciaram o modelo de assistência em saúde. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde produziu um documentário especial para retratar a história.
O documentário tem 39 minutos e registrou a fala de mais de 20 entrevistados, pessoas que participaram da implantação do PSF até os profissionais atuais. O DOC foi produzido pela equipe de comunicação da Secretaria de Saúde e está disponível no canal do Youtube da pasta: https://www.youtube.com/watch?v=KpjcGPUFR50&t=18s.
O filme foi gravado ao longo de dois meses nas cidades de Campina Grande-PB e Brasília-DF, e recuperou registros audiovisuais antigos da implantação do PSF na cidade, promoveu o encontro entre profissionais e pacientes e resgatou documentos históricos deste momento.
Algumas peculiaridades foram relembradas no filme como o fato de Campina Grande ter registrado a primeira greve da Saúde da Família no Brasil; os prêmios nacionais recebidos pelo município; os resultados alcançados pela Atenção Básica; a criação dos serviços e finalizou com o marco atual do alcance de 100% de cobertura da APS na cidade.
A implantação do programa em Campina Grande aconteceu inicialmente em três bairros: Tambor, Pedregal e Mutirão, e foi responsável pela diminuição da mortalidade infantil nestes bairros e pela consolidação de políticas públicas para além da área da saúde. Os entrevistados narraram toda a trajetória do PSF, que se tornou a Estratégia de Saúde da Família.
O documentário foi exibido no 19º Comunicurtas e na I Mostra Campina Aqui tem SUS. A equipe técnica é composta por Rafael Mélo, Geovanni Ferreira, Nelsina Vitorino, Ana Paula Araújo, Aldair Rodrigues, Saulo Emerson, Franklin Gomes, Augusto Arruda, Gustavo Almeida, Bruno Lopes Veloso, José Trigueiro Júnior e Felipe Heinen.