Paraíba avança na preservação das Itacoatiaras do Ingá com transformação em Monumento Natural

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Governo da Paraíba realizou uma visita técnica ao Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá, situado no município de Ingá. A ação marca parte do processo que vai transformar o local em Monumento Natural, assegurando proteção integral ao sítio arqueológico.
A visita teve como propósito realizar um diagnóstico das necessidades estruturais e ambientais da área, estabelecendo as bases para estratégias de preservação do patrimônio arqueológico, valorização cultural e desenvolvimento sustentável da região, além de ouvir guias de turismo e população local. Durante todo o mês de julho, parte da equipe técnica da Semas vai conduzir mapeamentos e estudos para fundamentar a criação da nova Unidade de Conservação Estadual.
Thiago Silva, gerente executivo de Áreas Protegidas, Biodiversidade e Gestão Costeira da Semas, destacou a importância desse processo para o sítio arqueológico, ressaltando sua individualidade pela presença dos dois biomas que convivem no local.



