Parlamentar sugere audiência pública sobre a reforma da previdência

O vereador Marcos Henriques (PT) usou pela primeira vez a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária para sugerir a realização de uma audiência pública a fim de discutir a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016) do Governo Federal para a reforma previdenciária.

“Essa reforma é algo que vai mexer com a vida de toda população pessoense e está sendo colocada de forma totalmente equivocada. Por isso vou propor uma audiência pública para discutir a reforma da previdência, fazer um debate de maneira clara para que as pessoas possam se mobilizar. O trabalhador tem que ter consciência de que seus direitos estão sendo ameaçados”, explicou.

O parlamentar criticou algumas alterações propostas na reforma, como a afixação da idade mínima de 65 anos para aposentadoria tanto para homens quanto para mulheres. Ele destacou que esta mudança retira o direito da mulher de se aposentar mais cedo do que os homens.

“A mulher se aposenta mais cedo por que ela trabalha em média sete horas e meia a mais do que o homem em trabalhos dentro de casa. Com a aprovação dessa reforma, a desigualdade de gênero vai se aprofundar. O trabalhador precisa saber disso e nós, enquanto vereadores, temos a obrigação de levar esse debate à população”, declarou.

Os vereadores Tibério Limeira (PSB) e Helton Renê (PC do B) se acostaram à discussão proposta por Marcos Henriques. “Esse debate tem que estar acontecendo por toda sociedade. Quando lemos um resumo do que será mudado, percebemos os males que essa reforma faz, como ter que trabalhar 49 anos para ter aposentadoria integral, a perda do direito das mulheres de trabalhar menos e a perda do direito da aposentadoria especial do trabalhador rural”, elencou Tibério Limeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *