Ministério prevê conclusão do Eixo Norte até janeiro

Segundo Helder Barbalho, o Ministério da Integração Nacional continuará realizando uma gestão eficiente, com planejamento, cobranças e fiscalização para garantir o prazo de entrega do Eixo Norte do Projeto São Francisco. “Nós não mediremos esforços para que até o final deste ano possamos chegar com água até o fim do Eixo Norte, complementando a missão de garantir que o rio da integração nacional possa efetivamente construir um novo capítulo para a história do nordeste brasileiro”, destacou.

Com 260 quilômetros de extensão, as obras no Eixo Norte apresentam 94,52% de execução e estão previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, após finalização dos serviços necessários à passagem da água do rio. A expectativa é de que ela chegue ao reservatório de Jati (CE) e à Região Metropolitana de Fortaleza ainda neste ano. Esse Eixo beneficiará municípios nos quatro estados contemplados pelo Projeto – Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Ministério da Integração Nacional está realizando licitação, por meio de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), para que uma nova empresa dê continuidade às obras não executadas pela Mendes Jr. A construtora comunicou à Pasta, em junho do último ano, a incapacidade técnica e financeira de executar os seus dois contratos no Projeto. A expectativa da Comissão de Licitação é concluir o processo ainda neste mês de março, quando também deverá ocorrer a assinatura do contrato com a empresa vencedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *