Saúde

Hospital realiza campanha de incentivo à doação de sangue

Com o objetivo de aumentar o estoque do Banco de Sangue no Hospital de Clínicas, a unidade, em parceria com o Hemocentro Estadual em Campina Grande, realiza, nesta quarta-feira (26), uma campanha de doação de sangue. A coleta ocorre até as 16h, na própria unidade. A ação enfatiza o papel fundamental dos familiares dos pacientes na manutenção do estoque de sangue, orientando os acompanhantes para doar em prol de outros pacientes.

Por mês, no HC, são necessárias cerca de 100 bolsas de sangue. A transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, quando existe a necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. De acordo com dados do setor de estatística do hospital, a unidade realiza uma média 800 cirurgias por mês.

De acordo com a coordenadora da Agência Transfusional, Ana Lúcia Bibiano, cerca de 85% dos pacientes que realizam procedimento cirúrgico não necessitam receber transfusão sanguínea, mas a reserva de sangue precisa estar disponível, caso seja solicitado pelo médico.  “Para as pessoas que necessitam de transfusão sanguínea, não há nada que substitua o sangue, e caso falte, as cirurgias podem ser canceladas. Então essa campanha é justamente para mobilizar as pessoas a realizarem esse gesto tão nobre de amor ao próximo, que com uma bolsa doada, pode salvar até quatro vidas”, destaca.

Após a campanha, as doações para o hospital podem ser feitas no próprio Hemocentro, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, de 7h às 13h.

As condições básicas para doar sangue são:

– Sentir-se bem, com saúde;

– Ter entre 18 e 65 anos de idade, ou acima dos 16 anos acompanhado do responsável;

– Pesar mais de 50 kg;

– Apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional

Para o dia da doação, recomenda-se:

– Não doar em jejum;

– Fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior;

– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

– Evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes;

– Evitar alimentos gordurosos três horas antes;

– Interromper, por 12 horas, atividades de grande impacto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo