On line

Com participação de Lucas Ribeiro: Campina colaborou com a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

O Ministério do Desenvolvimento Regional lançou um importante documento para apoiar os municípios e demais agentes em suas ações locais para cidades inteligentes: a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. Campina Grande se destaca na Carta: o vice-prefeito eleito e vereador Lucas Ribeiro contribuiu com a elaboração do documento como secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Carta foi apresentada durante a Smart City Session 2020, evento global online, a fim de debater as tendências sobre cidades inteligentes no mundo inteiro. O documento começou a ser elaborado em agosto de 2019 com a participação em conjunto de especialistas, universidades, poder público e empresas do segmento de cidades inteligentes. 

“O documento chega em um momento de muitos desafios, mas tem um propósito fundamental e que vamos tornar prioridade na agenda pública de Campina, a partir de 2021, justamente por se tratar de desenvolvimento econômico. A cidade inteligente que queremos é a que promove o bem-estar dos cidadãos de forma diversa, inclusiva, justa e acolhedora, usando os benefícios da tecnologia, mas sem esquecer de cuidar do meio ambiente e das pessoas”, afirmou Lucas Ribeiro. 

Cidadania, Segurança, Desenvolvimento Urbano Sustentável, levando em conta a transformação digital das cidades e promoção dos direitos humanos, são aspectos importantes pautados na carta, que apresenta oito objetivos estratégicos de uma agenda pública que visa transformar o país de forma digital e sustentável. 

Carta Brasileira para Cidades Inteligentes

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é resultado da cooperação entre o Ministério de Desenvolvimento Regional, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, o Ministério das Comunicações e a Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A Carta pode ser acessada no site do Governo Federal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo