Nordeste

Estado retoma trabalho de regularização fundiária

Os trabalhos de georeferenciamento e a titulação de aproximadamente 21 mil propriedades rurais em 19 municípios do Território da Borborema serão concluídos até o final de 2022. Os trabalhos começam pelos municípios de Borborema, Areia, Matinhas, Pilões e Serraria, além de uma complementação em Casserengue. A área a ser georeferenciada nestes municípios vai abranger 23.500 hectares, e contemplará cerca de 3.500 agricultores familiares.

A informação é do presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Nivaldo Magalhães, adiantando que a retomada dos trabalhos se deve à liberação da última parcela do convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  O valor total do convênio é de pouco mais de R$ 6,9 milhões.

O diretor de Planejamento Agrícola e Regularização Fundiária, Francisco Elias Ramos, disse que, após a conclusão dessa etapa, deverá ser assinado aditivo com saldos de recursos financeiros do convênio para garantir a medição de 30 mil hectares e com isso beneficiar em torno de 5 mil famílias. 

Para a realização desta etapa, a Empaer continua contando com a parceria de Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos municípios, que colaboram na mobilização e orientação dos agricultores familiares para a importância de regularizar as terras e ter a posse delas. Na semana passada, a diretoria reuniu a equipe técnica responsável pelos trabalhos para traçar as metas, cujas ações acontecerão de forma presencial, e entre algumas recomendações está o cumprimento às medidas protetivas contra a pandemia da Covid-19.

Nivaldo Magalhães avalia que a ação do Programa de Cadastro de Terra e Regularização Fundiária na Paraíba, considerado um dos maiores do Brasil,  representa importante alcance social, uma vez que cada família beneficiária, além de receber seu título definitivo de propriedade, tem garantido o acesso às políticas públicas e atividades agropecuárias, bem como uma ajuda nos encaminhamentos para a aposentadoria rural.  

O encerramento do convênio está previsto para o final de 2022 e a meta até lá é executar a medição de 132.560 hectares, emitir mais de 21mil títulos de propriedades e o reconhecimento de seus domínios. Ao todo serão beneficiadas mais de 40 mil famílias agricultoras em suas áreas de atuação, ou seja, nos 19 municípios pertencentes ao Território da Borborema.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo