On line

Edital de leilão do 5G é esperado para 2021

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, afirmou que o leilão do 5G será o maior já feito para uma radiofrequência na história do Brasil. “O país ainda tem lacunas de infraestrutura de telecomunicações, seja na parte de acesso, seja na parte de transporte, e esse leilão é uma oportunidade singular de nós preenchermos essas lacunas”, ressalta. “O conselheiro Carlos Baigorri, evidentemente, tem o seu tempo de relatoria, nós envidamos esforços liderados pelo próprio ministro das Comunicações para realizar esse leilão ainda no primeiro semestre do ano que vem, evidentemente que isso é desafiador, porém factível”, acredita Euler.

“Eu queria que vocês soubessem que está muito bem adiantado, nós já estamos com relator escolhido, já fizemos todo o dever de casa por parte do ministério, da Anatel e do Governo. Agora, nós teremos os prazos que terão que ser cumprimos tanto na Anatel como no TCU”, afirma o ministro das Comunicações, Fábio Faria

O relator do processo de implantação da tecnologia 5G na Anatel, Carlos Manuel Baigorri, foi apresentado, nessa terça-feira (24), pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao Presidente Jair Bolsonaro.

“Eu queria que vocês soubessem que está muito bem adiantado, nós já estamos com relator escolhido, já fizemos todo o dever de casa por parte do ministério, da Anatel e do Governo. Agora, nós teremos os prazos que terão que ser cumprimos tanto na Anatel como no TCU (Tribunal de Contas da União)”, afirma Faria.

Para conhecer melhor como a tecnologia de conectividade em super velocidade está sendo pensada mundo afora, o ministro irá a Berna, na Suíça, na próxima semana, para participar da 2ª sessão do Conselho de Administração da União Postal Universal, e passará por outros países europeus. Também está prevista viagem para conhecer de perto o 5G na Ásia no início do próximo ano.

Relator do 5G na Anatel, Baigorri elegeu o edital de leilão da banda como prioridade. “Nós, da Anatel, vamos fazer todas as medidas necessárias para cumprir as políticas públicas do ministério. A previsão é de ter um edital aprovado na Anatel no começo do ano que vem, sendo que a sessão de lances deve acontecer no fim do primeiro semestre.”


Com informações do Ministério das Comunicações

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo